quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Contracepção natural (métodos naturais para evitar a gravidez)

Os métodos naturais para evitar a gravidez baseiam-se no funcionamento do aparelho reprodutor da mulher e do aparelho reprodutor do homem; portanto, não é usado nenhum mecanismo de proteção externo ao corpo. Por exemplo, no caso da mulher têm-se em conta os dias férteis durante os quais ocorre a ovulação e há um maior risco de engravidar. No caso do homem tem-se em conta o controle da ejaculação.

Estes métodos têm a seu favor: não provocam no organismo os efeitos secundários associados aos métodos artificiais de controle da gravidez.

Estes métodos têm contra si: não são 100% fiáveis, pois baseiam-se em padrões menstruais regulares sem ter em conta fatores externos ou internos que podem alterá-los. Além disso, nenhum deles oferece proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Abstinência. A abstinência não pode faltar numa lista de métodos anticoncepcionais naturais. É técnicamente impossível que a gravidez ocorra sem se ter relações sexuais. Os jogos sexuais que não implicam o contacto entre órgãos genitais são considerados seguros.


Método lactacional. Este é um método muito eficaz, mas que implica que a mulher tenha acabado de ter um bebé. Durante os primeiros seis meses após o parto, nas mulheres que estão a amamentar, a sucção do bebé inibe a produção de hormonas para a ovulação. Em consequência, não se pode conceber outro bebé. Este método tem 98% de eficácia, caso se cumpram todas as condições: que à mãe não lhe tenha voltado a menstruação, que esteja a amamentar plenamente e que o bebé tenha menos de seis meses.

Interrupção do coito. Também conhecido como "marcha atrás", este método anticoncepcional natural consiste na retirada do pénis da vagina antes da ejaculação. É uma das práticas anticonceptivas mais antigas. Porém, de todos os métodos anticoncepcionais naturais que existem para evitar a gravidez, este é talvez o que apresenta a menor eficácia: em cada 100 casos em que é utilizado ocorrem entre 16 e 22 gravidezes. A sua eficácia só está garantida pelo seu uso correto. A gravidez produz-se durante a relação sexual, mas nem só a ejaculação profunda na vagina a gera. Antes da ejaculação final podem passar desapercebidas várias ejaculações mais pequenas que se iniciam até mesmo antes da penetração, durante o jogo sexual. Estas secreções contêm espermatozóides em quantidade suficiente para fecundar o óvulo.


Método de Billings. Este método baseia-se na interpretação das mudanças na quantidade e na qualidade do muco vaginal que aparece na maioria das mulheres ovulatórias. Nos dias não férteis, o muco vaginal apresenta-se escasso, turbo e amarelado. Nos dias férteis mostra-se mais elástico, transparente e em maior quantidade. Estas propriedades são as que facilitam a ascenção dos espermatozóides até à cavidade uterina. A ovulação ocorre um dia antes, durante ou no dia a seguir à secreção mais abundante. Quando se nota maior secreção e transparência, o casal deve abster-se de ter relações sexuais. Ter relações sexuais volta a ser seguro quatro dias depois do muco transparente, quando este retoma a sua viscosidade e espessura.

Método do ritmo (ou de Ogino). Este método foi proposto por Ogino no inicio dos anos 30 e constitui o primeiro método de planificação familiar. Consiste em levar a cabo, pelo menos durante seis meses, um registo das datas em que se inicia a menstruação, com a finalidade de conhecer em que dias tem lugar a ovulação. Como a ovulação se produz entre 12 e 15 dias antes da menstruação, considera-se que os dias férteis das mulheres com ciclos regulares de 28 dias são os compreendidos entre o 9º e o 18º dias, contando desde o primeiro dia da menstruação.

No caso das mulheres cujo ciclo dura entre 25 e 35 dias, os dias férteis encontram-se entre o 7º e o 21º dias a partir do dia em que teve inicio a menstruação.

Lembre-se também que o óvulo tem uma vida de cerca de 24 horas, período durante o qual pode ser fecundado por um espermatozóide. E que os espermatozóides podem sobreviver no aparelho reprodutor feminino pelo menos até 72 horas.


Cálculo de Ogino

Segundo Ogino, ao ciclo mais curto subtraem-se 19 e ao ciclo mais longo subtraem-se 11 e isto dá-nos os períodos de fertilidade e infertilidade natural.

Ex: Ciclo mais curto = 28 dias e Ciclo mais longo = 36 dias
         28 - 19 = 9                          36 - 11 = 25
O primeiro dia fértil seria neste caso o 9º e o último dia fértil seria o 25º.


Método da temperatura. Para aplicar este método, a mulher deverá medir a sua temperatura corporal basal (temperatura ao acordar de manhã e antes de fazer qualquer esforço) diariamente. A temperatura corporal basal é ligeiramente mias baixa antes da ovulação e sobe umas décimas após a ovulação. E, sim, com este método só saberá que ovulou depois de já ter ovulado. Por isso, seja disciplinada e anote toda a informação durante uns meses. Após uns meses de anotações rigorosas ficará a saber quais são os dias do mês em que tende a ovular. E, tendo em conta a vida do óvulo e dos espertazóides, deverão ser evitadas as relações sexuais desde quatro dias antes da ovulação até dois dias após a mesma.


Monitor de contracepção Clearblue. Este é um método anticoncepcional natural. Carece de efeitos secundários, não requer o uso de medicamentos e é fácil de usar. O seu funcionamento baseia-se nas mudanças hormonais na urina para determinar quais os dias do ciclo menstrual que apresentam uma maior probabilidade de gravidez.

94% de fiabilidade. O monitor de contracepção Clearblue tem 94% de fiabilidade, o que significa que, de cada 100 mulheres que o utilizam durante 1 ano, 6 delas ficarão grávidas.

O monitor controla 2 hormonas naturais presentes na urina. Mediante simples análises de urina, o monitor controla as mudanças que experimentam 2 hormonas (os estrogénios e a hormona luteinizante) para lhe poder indicar quando é seguro manter relações sexuais (os dias verdes) e quando existe risco de engravidar (os dias vermelhos).

Não apresenta efeitos secundários. Sem os efeitos secundários dos anticoncepcionais hormonais nem a incomodidade própria de outros métodos.


Anticoncepcional vegetal (Stevia)

Os índios Guarani do sul do Brasil utilizam "Ka`a he`ê" ("folha doce"), como se chama em Guarani, desde há centenas de anos como adoçante para as suas infusões de mate, e em várias tribos reportou-se o uso desta planta no controle da fertilidade das mulheres, sendo que estas bebem estas infusões por períodos prolongados, quando não desejam engravidar.

Aviso! Apesar da Stevia ter fama de um possível efeito anticoncepcional no organismo da mulher lembre-se que, como qualquer outro método anticoncepcional natural, este também não é um método 100% fiável.

46 comentários:

  1. Um post longo mas cheio de boas recomendações e sugestões :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Miguel.

      Com efeito, é sempre bom estar a par destas coisas.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Hoje em dia há tantos métodos que, de facto, não há desculpas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M. Obrigada pela visita e pela participação.

      De facto, não há desculpas. E os métodos naturais nem sequer custam dinheiro!

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Esse metodo do cha aliado a tabelinha garante mesmo q eu nao va engravidar? Nao quero mais tomar pirula

    ResponderEliminar
  6. Esse metodo do cha aliado a tabelinha garante mesmo q eu nao va engravidar? Nao quero mais tomar pirula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum método natural tem uma eficácia de 100%; logo, nunca poderá garantir que não vá engravidar.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  7. Tenho 12 anos e transei com meu namorado a 4 dias atrás e ele ejaculou em mim , ainda não sei se estou gravida mais mesmo assim vou me antecipar , isso funciona mesmo ? Espero que sim !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crl 12anos?��isso é um coisa triste de se lê

      Eliminar
    2. É mesmo. Mais responsabilidade, pais!

      Isabel Gomes

      Eliminar
    3. Qualquer relação desprotegida pode ocasionar uma gravidez. Mais cuidado Bruna. Ainda é muito nova.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  8. Tenho 12 anos e transei com meu namorado a 4 dias atrás e ele ejaculou em mim , ainda não sei se estou gravida mais mesmo assim vou me antecipar , isso funciona mesmo ? Espero que sim !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe a intromissão, mas se vc engravidar vc pode cuidar de um bebê? Pode manter uma criança com tudo o que ela necessita? Onde quero chegar é no seguinte: você não tem idade para constituir família, é muito nova, e nessa fase da sua vida precisa é estudar e se preocupar com outras coisas. Crianças vem de sexo, e se não se pode arcar com as despesas de uma criança, não faça sexo. Não corra o risco!

      Eliminar
    2. maurimeire você já disse o essencial. Não tenho mais nada a acrescentar.
      Obrigada pela intervenção.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  9. Uma ejaculaçao não tao profunda pode ocorrer uma fecundação !
    Meu namorado ejaculou dentro mas quando levantei escorreu , isso quer diser que nao foi tao profunda a ponto de haver a fecundação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mesmo é necessário que ocorra a ejaculação, pois o próprio liquido seminal já contém quantidade suficiente de espermatozóides para engravidar uma mulher caso ela esteja no período fertil e muito lubrificada. Certamente a possibilidade de acontecer uma gravidez apenas com a penetração, ocorrendo o coito interrompido, é pequena. Mas existe! Falo por experiência propria, pois engravidei assim anos atrás.

      Eliminar
    2. Obrigada Jaqueline pelo seu testemunho. Ele é bem importante.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  10. M.12 anos?Pensa!tu ainda és pequena,aconselho-te a procurar um médico e se não tiver gravada deixar de te andar.Pelo seu bm,Beijinhos se cuida

    ResponderEliminar
  11. Olá, eu menstruei esse mês 2/5, dia 9, tive uma relação sexual,na qual houve ejaculação. No dia seguinte, depois de umas 20 horas após o sexo. Tomei a pílula do dia seguinte. Dia 17 até hoje, está saindo uma secreção de mim. Tipo, quando vou fazer xixi, é tipo uma menstruação, só que o sangue é pouquíssimo. E é escuro e grosso, isso é indício que pode ter havido uma fecundação? Ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o sinal mais forte de gravidez corrimento escuro de sangue

      Eliminar
    2. A "borra de sangue" pode ser um dos sintomas da gravidez; de que o embrião se implantou. Mas não dura tantos dias.

      O melhor é consultar um médico. Não vale pôr a saúde em risco.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  12. Tabelinha pra mim nao funcionou e olha que fiz rigorosamente com ciclo regular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é aquela margem de insucesso de todos os métodos regulares.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá pessoal.
    Vou deixar aqui meu relato afim de ser útil para alguém.
    A 5 meses deixei se usar anticoncepcional por conta de ter sinais de trombose venosa nas pernas e muitos vazinhos apareceram, um médico amigo meu disse que era por conta de anticoncepcional Selene pois ele em uso prolongado tem mais chances de desenvolvimento da doença.
    Nesses 5 meses sem tomar o anticoncepcional uso preservativo porém por 4 vezes tive relação sem proteção e meu noivo ejaculou dentro. Para evitar a gravidez fiz o seguinte: Quando o óvulo fecunda ele faz um caminho até o útero para fazer a implementação esse percurso ocorre em média 6 a 10 dias, durante esse período muitas mulheres sentem cólicas, a pele fica limpa, tem irritação, comigo é assim, aí acontece um sangramento(borra de café)acontece pois o óvulo machuca as paredes até o utero até ser implementado. Entre o 5° a 9° dia eu tomo chá de canela bem forte pelo menos 300ml antes de dormi,dai vem um sangramento(borra de café)com coagulos, parecido até como se fosse pedaços pequenos e finos de pele, e assim que eu sei que o óvulo nao foi implementado. Se ele for implementado o HCG e a partir do 15°dia aparece no teste de farmácia. A canela e tóxica para o embrião, em gestações mais avançadas pode causar aborto.
    Não recomendo o que eu faço para ninguém pois o que é bom para mim pode ser ruim para outros. Estou a procura de métodos mais naturais para contracepção, pois entre um anticoncepcional e outro em busca de um que fosse bom para mim eu já tive diversos problemas desde a acne,enjôos e até me coloca em uma situação de início de trombose que pode gerar embolia pulmonar. Tenho 24 anos de idade muito nova para aceitar isso.E falo isso para qualquer idade. Acredito que remédios são bons sim, porém tem seus efeitos colaterais.
    Se souberem te um método contraceptivo natural eficaz comente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.. Débora eu tenho um método porém em mim sempre funciona muito bem, quando eu esqueço de tomar o anticoncecional e eu tenho relação sempre tomo uma água de sal bem forte, bom com o meu organismo sempre funcional, mas como todo meto natural não é 100% confiável isso é apenas uma dica. Ok

      Eliminar
    2. São métodos curiosos, porém perigosos para a saúde. O melhor é um planeamento responsável. Mais natural ou menos natural. Mas com consciência.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  15. Eu fiz aborto a 5 dias atrás mas ainda estou sangrando um pouquinho
    E hoje tive relações sexuais com o meu namorado
    Será que corro risco de estar novamente grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais responsabilidade seria desejável. Só tem uma maneira de saber não é? Fazendo o teste de gravidez. Porque riscos corre de certeza.

      Procure cuidar-se. É fundamental e assim evita sobressaltos e atentados à sua saúde.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  16. Gente, gostaria de parar de tomar anticonsepcional para ir limpando meu organismo para mais futuramente engravidar. porem tenho um problema: minha menstrução não regula nem com anticonsepcional, fico menstruando(escapes) durante o uso da pilula e se eu paro de tomar anticonsepcional então... fico sangrando direto! Gostaria de saber se alguem sabe me indicar um remedio natural para controlar diariamente a menstruação. Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que descreve tem um problema hormonal que deve colocar no conhecimento do seu ginecologista. Pela sua saúde. Não se descuide. Sangrar em excesso pode ser perigoso. Consulte um médico.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  17. Tive relações com meu marido,mas ele não gozou dentro,porém quando fui ao banheiro fazer xixi e mim enxuguei o papel saiu com uma secreção marron,até pensei que iria menstruar naquele mesmo dia.Porém já fazem 4 dias que isso aconteceu e até agora ela não desceu.
    Minha menstruação está prevista pra vim dia 17/18 deste mês.
    obrigada.

    ResponderEliminar
  18. olá
    durante dois dias seguidos eu e meu parceiro fizemos "brincadeiras sexuais"
    me sentei abertamente sobre ele, porém estávamos de roupa, ou seja, não houve penetração.
    Mas mesmo não havendo, estava sentindo aquilo dentro de mim...
    É possível engravidar dessa maneira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincar com roupa e sem uma relação propriamente dita; bem, acho que assim é difícil, para não dizer impossível, engravidar!

      Isabel Gomes

      Eliminar
    2. Kkkkkk KK até uma criança sabe que não é possível

      Eliminar
  19. Onde encontro essa folha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve procurar a stévia numa ervanária.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  20. Tive relações com o meu namorado minha menstruação tinha acabado mais de uma semana antes usamos preservativos mais no começo não ele colocou depois PK eu ainda era virgem não ouve ejaculação ou algo parecido PK foi muito rápido PK era minha primeira vez depois do acontecimento comecei a tomar anticoncepcional no mesmo dia .....como minha primeira vez estou com medo será que estou grávida ?

    ResponderEliminar
  21. Há vários métodos naturais porém, como já citado nem todos 100% seguros... Eu utilizo a "DOIS ANOS" métodos naturais como a tabelinha(tenho um app no celular que me ajuda a controlar meus dias férteis) e interrupção do coito nos dias em que estou fértil. Pessoal comigo está funcionando, tenho uma menstruação regulada e sempre anoto no aplicativo o início e término dela. Parei de tomar anticoncepcionais pois de fato estava prejudicando minha saúde sentia dores nas pernas e por consequência o surgimento de vasos :( ouvi dizer recentemente que até o chá de hibisco inibe a fertilidade durante seu consumo. Lembrando a todos que se usar mais de um dos métodos a grande índicio de NÃO engravidar falo por experiência.
    OBS: faça o uso desses método com seu esposo ou namorado de anos... POR MAIS cansativo que seja ouvir não Tande com qualquer um sem camisinha, isso é sério se o cara não quiser dizer que não gosta por mais que esteja excitadas e tudo mais.. caiam fora ok.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...