quarta-feira, 11 de março de 2015

Remédio caseiro para salivação excessiva

Composta por aminoácidos, sais minerais e enzimas, a saliva é muito importante para ajudar a humedecer os alimentos e a formar o bolo alimentar e é essencial para o ser humano, pois tem ação lubrificante.

Normalmente as suas glândulas salivares produzem cerca de 0,5 a 1,5 litros de saliva por dia. Se de repente lhe parecer que tem excesso de saliva na boca, então pode estar a sofrer de hipersalivação (também conhecida como ptialismo ou sialorreia). Um tique nervoso ou o uso de uma dentadura postiça mal ajustada podem ser possíveis causas para que as suas glândulas produzam mais saliva do que o habitual. Esta condição é geralmente um problema temporário e raramente causa preocupação. Pode no entanto utilizar um remédio caseiro simples para melhorar a situação.

Para melhorar este incómodo é boa ideia tomar infusão de salva. Esta planta medicinal, além de acalmar os nervos, também é um valioso remédio para regular a segregação de líquidos, devido à sua ação adstringente. Por este motivo é útil em casos de excesso de salivação ou sudoração.

Infusão de salva



Ingredientes

1 colher (de chá) de salva 

1 chávena (de chá) de água 

Preparação

Ferva a água, apague o lume e acrescente a salva. Cubra durante 10 minutos e coe.

Utilização

Beba em seguida. Pode tomar esta infusão quente ou fria. Opte pela maneira que funcione melhor consigo.